Consulta de Alergologia Respiratória

A alergia respiratória resulta duma reação imunológica do nosso organismo quando é exposto a determinadas substâncias, para a maioria das pessoas inofensivas, mas que em alguns indivíduos desencadeiam uma reação exagerada provocando rinite alérgica e/ou asma.

Sobre a consulta

A alergia respiratória pode estar associada a fatores alérgicos ou outros ambientais. Os alergénios como os ácaros, os pólenes, os fungos, os epitélios de animais estão entre as causas mais frequentes. A consulta de Alergologia Respiratória aborda estas manifestações que, muitas vezes, acontecem de forma associada.

A equipa de pneumologistas, alergologista e pediatra, com diferenciação e experiência clínica nesta área, tem à sua disponibilidade os meios técnicos mais recentes para a avaliação e diagnóstico da asma e rinite podendo definir planos terapêuticos adequados, incluindo indicações sobre as medidas de prevenção e adequação de estilos de vida, tratamento anti-inflamatório inalado e imunoterapia específica.

Principais objectivos

• Oferecer avaliação multidisciplinar, com identificação precoce de fatores desencadeantes de sintomas, com educação do doente para a sua evicção;
  • Confirmar o diagnóstico de asma e/ou de rinite, com avaliação inicial que inclui estudo da inflamação e função respiratória "na hora";
  • Identificar graus de gravidade;
  • Identificar problemas associados e orientar a sua abordagem (multidisciplinar);
  • Desenhar um plano terapêutico individualizado;
  • Promover o ensino para a doença e a auto-monitorização.

• Provas Funcionais Respiratórias;
  • Testes Cutâneos de Alergia;
  • Avaliação do FeNO;

Agende facilmente a sua consulta através do formulário de marcação.