Provas de Função Respiratória

Servem para rastreio, avaliação e monitorização de doença respiratória bem como para avaliar resposta a introdução de terapêuticas.

Provas disponíveis

Todos os exames são realizados em ambiente seguro e confortável, com tecnologia avançada, permitindo resultados reprodutíveis e confiáveis. Estes exames são essenciais ao estudo de patologia respiratória como a asma, DPOC, patologia intersticial e restritiva e também para avaliação dos efeitos da exposição ocupacional ou ambiental.

Estuda os fluxos e débitos brônquicos (VEMS e DEM), em expiração forçada. Informa se há obstrução à passagem das correntes aéreas através dos brônquios ou se há restrição (limitação) ao aumento do volume pulmonar.

Procedimento:
O exame é realizado com o paciente sentado e a respirar para dentro de um tubo (aberto), com uma mola no nariz. A manobra a realizar consiste em encher o peito de ar ao máximo, depois soprar o ar de forma muito rápida e aguentar o sopro durante alguns segundos, e no fim, inspirar novamente ao máximo. A manobra é repetida, no mínimo, 3 vezes.

Estuda as resistências à passagem das correntes de ar nos brônquios (fluxos) e avalia o volume residual. É realizada dentro de uma cabine, onde o utente está sentado numa cadeira e realiza diversas manobras respiratórias através de um bocal.

Estuda a capacidade do ar “atravessar” a barreira alvéolo - capilar pulmonar (DLCO). Verifica a eficiência dos pulmões na troca de gases, isto é, para levar oxigênio para o sangue e remover dele o dióxido de carbono.
É um exame simples, não invasivo, que consiste em respirar algumas vezes de forma não forçada através de um bocal, conectado a um aparelho.

Avalia a variação do diâmetro dos brônquios (labilidade brônquica), por espirometria, antes e após inalação de broncodilatadores.
Após a realização da espirometria simples, é administrada medicação inalada. Depois de aguardar entre 15 a 30 minutos pelo efeito da mesma é repetida novamente a espirometria simples, para verificar se há alguma variação.

Avalia a variação do diâmetro dos brônquios (labilidade brônquica), por espirometria, antes e após realização de esforço físico.
É efetuada num ergómetro, consistindo num esforço de 6 a 8 minutos com uma avaliação por espirometria prévia e por espirometrias seriadas posteriores após o fim do exercício.

Como funcionam as provas de respiratórias?

Sendo a respiração complexa, o seu estudo não é simples, devendo adequar-se às diversas situações clinicas (hábitos tabágicos, exposição inalatória ambiental, profissional ou doméstica, patologia bronco pulmonar prévia, sintomas dominantes) e objetivos pretendidos (“check-up”,  caracterização fisiopatológica, diagnóstico, avaliação terapêutica e capacidade de esforço).

O desenvolvimento do estudo não tem regra fixa. É frequentemente no decorrer do exame, tendo em conta a situação clínica e os objetivos pretendidos, que melhor se definem as vertentes,  os parâmetros e os testes a executar.

Para que servem as provas de função respiratória e a quem se destinam?

A respiração visa a oxigenação das células e tecidos, não só em repouso mas também em esforço. O seu estudo é indispensável para avaliar a situação basal e a capacidade de exercício ou esforço, em situações extremas (desporto) ou de doença, que reduzam ou interfiram com  as diversas fases  da respiração (patologia pulmonar, brônquica, sono, cardíaca, neurológica).

Em indivíduos sem diagnóstico de doença respiratória nas seguintes situações:

• Investigação de sintomas (cansaço, tosse arrastada, pieira, expetoração crónica, entre outros);
  • Rastreio de doença em indivíduos saudáveis com risco inalatório (poluição ambiental, doméstica ou profissional);
  • Identificação precoce de patologia pulmonar em fumadores;
  • Avaliação de risco operatório;
  • Avaliação em medicina desportiva.

Em indivíduos com diagnóstico de doença respiratória nas seguintes situações:

• Diagnóstico e monitorização de doença respiratória - doenças obstrutivas (asma, DPOC), patologia restritiva (por obesidade, deformidade torácica, doença do interstício);

Quando serão disponibilizados os resultados?

Os resultados são enviados por correio ou pode vir levantar o exame. O prazo para a entrega de relatório é em média de uma semana.

Agende facilmente o seu exame através do formulário de marcação.